top of page
Oradores | Resumos das comunicações

01

Miguel Zabalza

Título: Ao grandes desafios da Escola no início de um novo ano letivo

Cada nuevo curso, como cada año nuevo, es una nueva oportunidad de renovar fuerzas y actualizar sueños. Ese sentido circular de la calidad (plan-do-review-react) que predican los modelos didácticos constituye nuestro mejor mecanismo de resiliencia profesional y de aprendizaje permanente. Tres grandes desafíos me gustaría traer a colación en la conferencia: la recuperación del componente personal de la enseñanza (en la línea de argumentación de las “inteligencias múltiples”); la importancia de la filosofía curricular como una llamada de atención sobre el necesario empowerment institucional en la actuación educativa; el contacto con la naturaleza (el territorio) como marco de referencia de un nuevo concepto de educación y de ciudadanía. Son tres aspectos que, en mi humilde opinión, aportarían nuevas energías al enorme desafío que supone comenzar un nuevo curso.

03

Adelina Moura

Título: Aprendizagem baseada em projetos: para aprender na era da distração digital


As profundas mudanças que se observam na sociedade, ao nível tecnológico, vem obrigando a encontrar outras formas de repensar a educação. A metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), que emerge de uma extensa literatura centrada nas abordagens construtivistas, surge como a possibilidade de integração das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas. A sua integração no processo educativo permite gerar aprendizagens significativas e colaborativas e contribuir para que o aluno seja o principal protagonista da sua aprendizagem, potenciando, ao mesmo tempo, os seus dispositivos móveis. Nesta comunicação, apresentamos alguns projetos que permitem uma integração pedagógica dos dispositivos móveis dos alunos como ferramentas de aprendizagem.

05

Sónia Cruz

Título: Recursos para professores e alunos inverterem a aprendizagem


As feramentas Edpuzzle e Actively Learn permitem aos professores transformar um vídeo online ou um pdf estático numa experiência de aprendizagem envolvente. A ferramenta EdPuzzle, ao possibilitar o enriquecimento do vídeo com questões, comentários e áudio proporciona que os alunos resolvam desafios e reflictam sobre as temáticas apresentadas.A ferramenta Actively Learn possibilita tornar um pdf estático num documento interativo ao possibilitar criar questões que motivem a discussão entre os pares sobre um determinado assunto.

07

Hugo Martins

TítuloKahoot: o jogo na sala de aula para desenvolver a aprendizagem

Há inúmeras apps (aplicações) gratuitas especialmente concebidas para a utilização em sala de aula com recurso aos dispositivos móveis dos alunos, como por exemplo, a app Kahoot, bastante prática e intuitiva.

O Kahoot consiste num sistema online de respostas. Esta app existe em quatro modalidades: Quiz, Discussion, Survey e Jumble. Para a utilização em sala de aula, o formato mais adequado é o Quiz ou o Jumble que funcionam como um jogo em que cada aluno, ao longo da atividade, tem um feedback imediato das respostas que deu e em que posição se encontra no ranking de melhor pontuação, através do ecrã do seu dispositivo móvel.

Esta aplicação associa o jogo à aprendizagem, através da utilização dos dispositivos móveis, procurando aproximar a escola ao mundo tecnológico e competitivo dos alunos.

09

Hugo Martins

TítuloKahoot: o jogo na sala de aula para desenvolver a aprendizagem

Há inúmeras apps (aplicações) gratuitas especialmente concebidas para a utilização em sala de aula com recurso aos dispositivos móveis dos alunos, como por exemplo, a app Kahoot, bastante prática e intuitiva.

O Kahoot consiste num sistema online de respostas. Esta app existe em quatro modalidades: Quiz, Discussion, Survey e Jumble. Para a utilização em sala de aula, o formato mais adequado é o Quiz ou o Jumble que funcionam como um jogo em que cada aluno, ao longo da atividade, tem um feedback imediato das respostas que deu e em que posição se encontra no ranking de melhor pontuação, através do ecrã do seu dispositivo móvel.

Esta aplicação associa o jogo à aprendizagem, através da utilização dos dispositivos móveis, procurando aproximar a escola ao mundo tecnológico e competitivo dos alunos.

02

Idália Sá-Chaves

Título: Escolas felizes, utopias viáveis

 

No sentido de atenuar a distância entre o real e o sonho (e, sabendo embora, que pelo
sonho é que vamos) procuraremos aproximar os conceitos subjacentes ao título do
Congresso, trazendo a escola idealizada num futuro para a escola constrangida do
presente. Tal significa radicar a possibilidade de mudança na premência do agora, uma
vez que qualquer amanhã será sempre muito tarde e toda a espera muito injusta para
tantos. Deste ponto de vista, defenderemos a ideia, segundo a qual, a escola que queremos
é a mesma escola que temos quando, nela, investimos novos saberes e respondemos aos
novos desafios com confiança e, também novos, compromissos. É nesse investimento e
nessa entrega que se concretiza a esperança de tornar cada escola mais viva, mais humana,
mais profícua na sua missão e, desse modo, mais inteligente, mais legitimada e mais feliz.
Em síntese, retomar do pensamento utópico, a condição de possibilidade.

04

Vitor Teodoro

Título: As “novas” tecnologias e a escola: é possível haver aprendizagem significativa com a “superficialidade” das tecnologias da informação?
 

Está bem documentada a falta de “concentração” de crianças, jovens e adultos numa sociedade em que abunda a informação de qualidade (e, cada vez mais, sem qualidade ou enviesada com intenções nem sempre evidentes). Está igualmente bem documentado o uso excessivo de “apresentações em power point” — havendo inclusivamente quem defenda que o “power point” deve ser banido das aulas.

Neste painel, analiso — a partir de exemplos — como é possível utilizar as tecnologias de informação de modo a ultrapassar estas dificuldades e excessos e identifico quais são os critérios que podem contribuir para uma utilização das tecnologias da informação que contribua para a aprendizagem significativa.

06

Manuel Loureiro

Título: Uma experiência online
 

O Youtube é uma hoje ferramenta  que nos permite difundir em direto. É essa experiência a que recorro, sempre que o método expositivo e demonstrativo é colocado. Falarei das vantagens, desvantagens, constrangimentos, oportunidades e riscos que esta técnica/ferramenta traz aos alunos e professores.

08

Mónica Nogueira Soares

Título: Aula de Convivência – Uma resposta integrada na cultura de mediação

A realidade social mudou e com ela surge a necessidade de adaptar as escolas e os seus agentes a essas novas realidades sociais. Muitas vezes se verificam situações de agressividade e violência nos modos de interagir dos indivíduos, sendo que na escola também se verifica esta vivência. É, por isso, fundamental desenvolver nas escolas uma educação para a convivência e para a gestão e resolução positiva dos conflitos e que seja também potenciadora de uma cultura de sã convivência. Abordar a indisciplina e os conflitos escolares através da mediação de conflitos cria um paradigma novo de ação, no qual o conflito é encarado como uma dimensão natural das relações interpessoais, como uma oportunidade de desenvolvimento e crescimento pessoal, permitindo, assim, a construção de soluções mais positivas e eficazes. As vantagens dos dispositivos de mediação surgem evidenciadas na literatura, reforçando a eficácia deste paradigma na emergência de estratégias construtivas de resolução de conflitos, em detrimento de estratégias agressivas, intimidatórias ou punitivas. A Aula de Convivência (adaptada e traduzida de Consejería de Educación, Junta de Andalucía, 2007) enquadra-se neste paradigma de ação e insere-se nos dispositivos de mediação que atuam em contexto escolar, sendo uma resposta para os alunos com ordem de expulsão da sala de aula ou com medida corretiva. A adaptação usada e avaliada numa investigação da autora em Portugal é composta por 27 fichas de trabalho sobre diversas áreas temáticas, permitindo o desenvolvimento de diferentes competências não cognitivas, através de uma reflexão sustentada e orientada pelo docente ao longo das sessões. O potencial educativo da Aula de Convivência advém da estratégia de ensinar e de aprender de forma aplicada, experimentada e realizável. As experiências demonstram que sem a oportunidade de aplicar competências apreendidas, estas poderão não ser devidamente incorporadas pelos alunos. Por isso, na Aula de Convivência os alunos são implicados na gestão e resolução de conflitos reais, de modo a obter-se o resultado pretendido. A prática revela que os alunos que participam desta nova estratégia ou metodologia emergente, além de construir novas possibilidades de resolução dos seus conflitos, tem a oportunidade de reconstruir as suas relações e de se reconstruir a si próprio. Em suma, a Aula de Convivência constituiu um momento de autorreflexão, de crescimento e de aprendizagem, permitindo uma maior eficácia na procura de soluções para os comportamentos de indisciplina dentro e fora da sala de aula.

10

Carlos Cunha

Título: Sala de Aula do Futuro (SAF)- - espaço inovador de aprendizagem

A Sala de Aula do Futuro (SAFuturo) é um espaço modular, equipado com os mais modernos equipamentos de apoio ao ensino, e utilizado quer para a formação dos professores, quer para a utilização em experiências pedagógicas, envolvendo alunos. Serve ainda como montra para os equipamentos disponibilizados pelos diversos fornecedores de equipamentos, podendo ser utilizados e testados em contexto pelos diversos intervenientes do processo de ensino e de aprendizagem.

Esta sala estará aberta a toda a comunidade educativa nacional, quer através dos projetos promovidos pela Direção-Geral da Educação (DGE), quer através das redes de Centros de Formação de professores.

Pretende-se mostrar a SAF, a sua constituição, a dinâmica de funcionamento e a forma como cada escola poderá adotar este equipamento como meio para alterar as práticas pedagógicas na sua Comunidade escolar. São ainda feitas referencias à metodologia de Inquiry-based learning (IBL) bem com à articulação curricular que é estimulada neste espaço de aprendizagem.

bottom of page