top of page

(1) Miguel Ángel Zabalza

 

Doctor en Psicología (1979), Licenciado en Pedagogía (1973) y Diplomado en Criminología por la Universidad Complutense de Madrid (1978).

Ha desempeñado diversos cargos en la Universidad: Decano de la Facultad de Ciencias de la Educación; Director del Instituto de Ciencias de la Educación; Director de Departamento, Miembro del Claustro y de  la Junta de Gobierno de la Universidad, Miembro de la Comisión de Calidad.

Investigador principal de 25 Proyectos de Investigación de ámbito nacional e internacional y autor (o coautor) de más de 100 libros, algunos de ellos traducidos a varios idiomas (italiano, francés, portugués, euskera). Entre ellos, los más conocidos son: Diseño y desarrollo curricular (actualmente en la 9ª edición); La enseñanza universitaria. El escenario y sus protagonistas (2002); Las competencias docentes del profesorado universitario. Calidad y desarrollo profesional (2003)

(2) Idália Sá-Chaves, Doutora em Educação pela Universidade de Aveiro-Portugal, é membro do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) e integrou a equipa de conceção e coordenação do Programa Doutoral em Educação da mesma instituição. Como professora convidada colabora com múltiplas universidades estrangeiras particularmente no Brasil e, nos últimos dez anos, com o «Programa Doctoral e Máster en Educación Intercultural» da Universidade de Huelva-Espanha.

Professora Associada aposentada, os seus temas de investigação incidem nas áreas profissionais da Educação e da Saúde e cruzam, numa perspetiva complexa, as questões do Desenvolvimento Humano, da Formação e da Supervisão.

Da sua bibliografia constam múltiplos artigos científicos e obras sucessivamente reeditadas. Integrou o Conselho Nacional da UNESCO e é membro eleito do Conselho Coordenador do Réseau «Intelligence de la Complexité» do Programme Européen Modelisation de la Complexité et de l’Association pour la Pensée Complexe (MCX-APC), Paris.

A convite da organização, integra a Rede “EuroPortfolio-European Network of e.Portfolio Experts & Practitioners”.

Notas curriculares

(15) Adelina Moura


Tem Licenciatura em Ensino do Português e Francês, DESE em Administração Escolar, Mestrado em Supervisão Pedagógica do Ensino do Português e Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa. Tem desenvolvido investigação em Mobile Learning, com diversas publicações nacionais e estrangeiras em atas, revistas, livros e capítulos de livros. É professora do ensino básico e secundário e tutora de Português para a Escola Virtual. Tem vindo a lecionar a Unidade Curricular de Tecnologias Educativas em cursos de Mestrado.

(12) Vitor Duarte Teodoro

É Professor Auxiliar Aposentado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Fez Doutoramento em Educação em 2003, na Universidade Nova de Lisboa e tem Licenciatura em Física (1978) pela Universidade de Lisboa. Foi professor no ensino secundário entre 1975 e 1988. Foi professor convidado na Universidade de São Paulo em 1993, na Universidade Católica de Lisboa desde 2004 e na Universidade Aberta entre 1990 e 2000. Foi consultor do Ministério da Educação para várias áreas e é autor de vários relatórios para o Ministério da Educação sobre políticas públicas de educação, formação de professores, etc. Foi coordenador na FCT da Secção de História da Ciência e da Tecnologia e Educação desde 2009 e coordenador da Divisão de Educação da Sociedade Portuguesa de Física desde 2007. Autor de mais de 30 manuais escolares para as escolas portuguesas e de Cabo Verde (Física e Química). A sua maior área principal de investigação centra-se na educação matemática e física (incorporação de computação científica nos currículos do ensino secundário e no ensino em ciência e em engenharia).

(22) Manuel Loureiro

Mestrado em Educação Multimédia, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e é docente de Informática na Escola Artística e Profissional Árvore, no Porto.

(17) Sónia Cruz

 

Doutorada em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho. É professora auxiliar da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa desde 2011 e investigadora do Centro de Estudos Filosófico Humanísticos da mesma instituição. Os seus interesses de investigação incluem a integração das TIC no currículo e na aprendizagem, utilização de jogos no ensino, construção de recursos educativos digitais, nomeadamente, para dispositivos móveis e o estudo sobre utilização das redes sociais como registo de identidades digitais. É membro da comissão científica de diversas conferências e membro da comissão organizadora de eventos relacionados com a tecnologia aplicada às ciências da educação. É autora de diversos capítulos de livros e de diversos artigos publicados em atas de conferências nacionais e internacionais. Nas suas atividades profissionais interagiu com colaboradores em coautorias de trabalhos científicos.

(21) Hugo Martins

É professor de Português e de História e Geografia de Portugal do ensino básico. Mestre em Supervisão Pedagógica no Ensino da História é doutorando no curso de Turismo, Lazer e Património na Universidade de Coimbra. 

Os seus interesses de investigação incidem sobre a aquisição, no processo de aprendizagem, de conceitos estruturantes no âmbito da área da História, bem como no desenvolvimento sustentável das regiões com potencial turístico histórico.

(7) Mónica Nogueira Soares

Licenciada e mestre em Psicologia pela Universidade do Porto. Doutorada em psicologia com uma investigação na área da conflitualidade e violência em contexto escolar. É membro efetivo da Ordem dos Psicólogos, sendo reconhecida pela mesma como Especialista em Psicologia da Educação e Psicologia Clínica e da Saúde. Pós-graduada em Psicologia nos Centros de Saúde e em Mediação de Conflitos em Contexto Escolar. Possui cursos de especialização em perturbações do comportamento alimentar e em mediação familiar. Atua desde 2006 em contexto escolar e formativo. É coordenadora e mentora do projeto de mediação escolar "Mediação de Conflitos – Por uma nova Cultura de Convivência". Exerceu funções na Cruz Vermelha Portuguesa e atualmente exerce funções na ADEIMA no âmbito do projeto EPIS em parceria coma Câmara Municipal de Matosinhos. É mediadora de conflitos certificada pelos critérios do Qualifying Assessment Program do International Mediation Institute na área familiar e escolar, tendo uma ampla experiência e formação nestas áreas. É colaboradora do Instituto de Mediação da Universidade Lusófona do Porto, sendo também docente convidada em outras universidades públicas e privadas. Está inscrita na lista de Mediadores de Conflitos Privados da Direção-Geral da Política de Justiça do Ministério da Justiça, ao abrigo do artº. 9º, nº 1, al. e), da Lei nº 29/2013, de 19 de abril, e é orientadora e supervisora de estágios em mediação de conflitos. Enquanto formadora, certificada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional, pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua e pela Direção Geral da Administração Escolar, tem lecionado diversas formações para docentes e outros públicos-alvo no âmbito da psicologia, das competências relacionais, da gestão e mediação de conflitos. Colabora com a rubrica "Por uma nova cultura de convivência" no blog de educação ComRegras.

(14) Ana Amélia Amorim Carvalho

Professora Catedrática na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Coordenadora do Laboratório de Tecnologia Educativa (LabTE) na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Tem coordenado vários projetos de

investigação financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) sobre TIC, sendo o último sobre jogos digitais educativos. Tem publicações em revistas e em livros nacionais e internacionais. Tem organizado vários congressos sobre WebQuest, Web 2.0, Podcast, Jogos e Mobile Learning.

(13) Carlos Cunha

É licenciado em Engenharia Química, no Instituto Superior Técnico e tem mestrado em Física Laboratorial, História e Ensino da Física, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Nova de Lisboa. Responsável pelo Ambiente e Segurança Industrial da Companhia Petroquímica do Barreiro, entre 1995 e 1997. É professor desde o ano letivo 1990/91, lecionando Física e Química na Escola Secundária Dom Manuel Martins, em Setúbal, desde o ano letivo 2001/2002, ano em que assume a Coordenação do clube de ambiente Viva a Terra e que mantém ininterruptamente desde esse ano letivo. Sempre se interessou pela introdução das TIC no ensino enquanto ferramentas facilitadoras da comunicação e da aprendizagem. Em 2009 começa a colaborar com a European Schoolnet e trás para Portugal o conceito de Sala de Aula do Futuro, enquanto espaço inovador de aprendizagem. Esta sala abre em 2014 ao serviço da Comunidade Educativa Nacional. É nomeado em 2014 e 2015 Microsoft Inovator Expert Educator. Mantém-se como coordenador da SAF, recebendo todos aqueles que solicitam uma visita, formação ou conselhos sobre como fazer um espaço idêntico nas suas escolas.

(20) Cristiano Ferreira

Mestre no Ensino da História e da Geografia no 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Colaborador do Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» - CITCEM/FLUP

Professor na Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo

- Comunicações:

“Os dispositivos móveis no ensino: uma app nas visitas de estudo” – 3.º encontro sobre jogos e mobile learning;

“Uso das novas tecnologias na Educação Histórica” – XV Congresso internacional das Jornadas da Educação Histórica;

Publicações:

  • As aplicações móveis no ensino da História e no desenvolvimento da consciência histórica – Revista História Hoje;

  • - Os dispositivos móveis no ensino: uma app nas visitas de estudo – Atas do 3.º encontro sobre jogos e mobile learning.

(18) Inês Araújo

Aluna de doutoramento em Ciências da Educação na especialidade em Tecnologias Educacionais e da Comunicação na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. É também membro do Laboratório de Tecnologia Educativa da mesma instituição. Participou nos últimos anos num estudo a nível nacional sobre hábitos de jogo de alunos de diferentes níveis de ensino e no desenvolvimento de jogos educativos para mobile learning. Trabalha atualmente como bolseira de investigação na Universidade de Aveiro num projeto intitulado GamiLearning.

(5) Rui Trindade

Possui o curso do Magistério Primário, a licenciatura em Psicologia do Desenvolvimento e da Educação da Crianças e é Mestre e Doutor em Ciências da Educação. É docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e autor de livros, artigos e trabalhos de investigação relacionados com a problemática da gestão do processo de ensino e de aprendizagem em contextos escolares. É membro integrado do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIIE) da FPCEUP, onde coordena o grupo de pesquisa «Ensino e Inovação Pedagógica», para além de ser associado do Movimento da Escola Moderna Portuguesa (do qual já foi presidente da direção entre 2006 e 2008) e perito externo, no âmbito do programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), do Agrupamento de Escolas de Matosinhos e do Agrupamento de Escolas de Pardilhó.

(19) Paulo M. Faria

 

Licenciado em Humanidades pela Universidade Católica Portuguesa, Mestre em Literatura Portuguesa pela Universidade do Minho e Doutorado em Ciências da Educação, na especialidade Tecnologia Educativa, pela Universidade do Minho.

É investigador no Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho e professor de Português na Escola Básica e Secundária de Vila Cova. É formador acreditado pelo CCFCP. 

É o coordenador do projeto "Sala de Leituras do Futuro". 

(11) Gabriel David

 

Concluiu o Doutoramento em Informática na Universidade Nova de Lisboa em 1994. É atualmente Professor Associado do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, onde leciona na área das bases de dados, armazéns de dados, preservação digital e matemática discreta .É membro do Conselho Geral da Universidade do Porto desde 2013 e do Conselho Científico da Faculdade de Engenharia desde 2010.É investigador do INESC TEC desde 1985, fazendo parte da sua Administração desde 2015. Os seus principais interesses de investigação são nas áreas da gestão de informação, da preservação digital e das bases de dados. Coordenou os projetos FCT DBPreserve, sobre preservação de bases de dados, e Gulbenkian APDIC, sobre planos de preservação digital. Atualmente, coordena o projeto EEA Grant SeaBioData e integra o projeto FCT Tail, ambos sobre gestão de dados científicos .Participou entre 2000 e 2010 no projeto de Cooperação com a Universidade Nacional de Timor Leste, tendo sido o coordenador do curso de Engenharia Informática entre 2006 e 2010.

É membro da Ordem dos Engenheiros tendo integrado o Conselho de Admissão e Qualificação, de 2010 a 2016.

(4) Matias Alves

 

É licenciado em Filologia Românica, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1978), Mestre em Ciências da Educação - Administração Escolar pela Universidade do Minho (1992) e Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa (2008).

É Professor Associado Convidado na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Diretor Adjunto da Faculdade de Educação e Psicologia, coordenador do  Serviço de Apoio à Melhoria das Escolas (SAME). Coordenador do Doutoramento em Ciências da Educação e membro integrado do Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano (CEDH-UCP).

(6) Márcio Oliveira

 

Psicólogo Escolar desde o ano letivo de 2006/07. Licenciatura Pré-Bolonha (2004) e Mestrado (2010) em Psicologia da Educação, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Membro Efetivo n.º 151 da Ordem dos Psicólogos Portugueses, possuidor dos graus de Especialista em Psicologia da Educação e em Psicologia Clínica. Formador de docentes registado pelo CCPFC de Braga, desde 2015.

(8) Pedro Silva

É Professor Coordenador da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria

- Membro do CIIE (Centro de Investigação e Intervenção Educativas) da Universidade do Porto e do CICS.NOVA.IPLEIRIA (Polo de Leiria do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa)

- Licenciado em Sociologia (ISCTE), Mestre em Análise Social da Educação (Universidade de Boston) e Doutor em Ciências da Educação (Universidade do Porto)

- Autor e coautor de diversos livros e artigos científicos, em particular no campo da relação escola-família.

(16) Bárbara Barroso

Licenciada em Som e Imagem, pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, Mestre em Cultura e Comunicação, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e Diplomada como Investigadora pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Vigo. É docente da EsACT – Instituto Politécnico de Bragança onde já foi Diretora de Curso da Licenciatura em Multimédia e Diretora de Curso da Licenciatura em Design de Jogos Digitais. Atualmente é também formadora na área de Jogos Sérios e Gamificação.

(3) Joaquim Azevedo

 

É natural de Santa Maria da Feira e vive no Porto. É licenciado em História (Universidade do Porto) e doutorado em Ciências da Educação (Universidade de Lisboa). É professor catedrático da Universidade Católica Portuguesa

Diretor-geral do Ministério da Educação, no GETAP (1988-1992), Secretário de Estado dos Ensino Básico e Secundário, do XII Governo Constitucional (1992-1993), Diretor da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica (2002-2010), Presidente do CR do Porto, da Universidade Católica (2006-2013).

(9) J.A. Gonçalves Guimaráes

 

Nasceu em Mafamude, Vila Nova de Gaia, a 30 de junho de 1951.

Licenciado em História, Mestre em Arqueologia e Curso de Doutoramento em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Técnico superior de História da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia desde 1983 e diretor do Solar Condes de Resende desde 1987.

Ex-Professor Auxiliar convidado da Universidade Portucalense Infante D. Henrique em horário pós-laboral (1991 – 2004) e professor convidado de várias outras instituições de ensino superior. Coordenador desde 1991 dos cursos livres do Solar Condes de Resende nos quais habitualmente leciona.

Como arqueólogo dirigiu escavações em sítios tardo-romanos e da Alta Idade Média na Quinta da Ervamoira (Vale do Côa; 1985-2004); Igreja do Bom Jesus de Gaia (Vila Nova de Gaia; 1989-1992); S. Salvador do Mundo (S. João da Pesqueira; 2004-2007); Castelo de Crestuma (Vila Nova de Gaia; 2011-2015).

Membro da Academia Eça de Queirós, da Associação Portuguesa da História da Vinha e do Vinho (APHVIN/GEHVID) e da Sociedade Eça de Queiroz do Recife (Brasil), além de outras instituições científicas e culturais, recebeu as Medalhas de Mérito Cultural do Município de Vila Nova de Gaia, além de outras distinções. É membro das Confrarias do Vinho do Porto, Queirosiana e Rabelo (Douro).

Gestor cultural, investigador, conferencista, historiador e arqueólogo, é autor de mais de duzentos e cinquenta livros e estudos sobre História, Arqueologia, Antropologia Cultural e Património. Dedica-se ao estudo da História Naval da Barra do Douro e do Noroeste Peninsular e em especial as suas ligações ao Brasil, tendo publicado diversos estudos sobre este tema.

É ainda jornalista equiparado desde 1983 (Comissão da Carteira Profissional de Jornalista, TE – 638), e como tal subdiretor da Revista de Portugal, nova série, colaborando regularmente no jornal As Artes Entre as Letras, como coordenador da página mensal Eça & Outras.

(10) Dalmiro Maia

Doutorado em Física Solar pela Universidade de Lisboa - área de especialização Meteorologia do Espaço. 

É atualmente o coordenador científico do Centro de Investigação em Ciências Geo-Espaciais da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Lidera o processo de recuperação do telescópio de 30 polegadas da Universidade e a sua adaptação a sensor para uso na monitorização do chamado «lixo espacial.»

bottom of page