top of page
Comissão Científica

Maria Manuela Martinho Ferreira - Professora Associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto. Licenciada em Ciências da Educação – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal. Mestre em Ciências da Educação – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.

Doutorada em Educação – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto.

António Sampaio da Nóvoa  - Professor universitário, doutor em Ciências da Educação (Universidade de Genebra) e doutor em História (Universidade de Paris IV-Sorbonne). Atualmente, é professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

É autor de mais de 200 publicações, entre livros, capítulos e artigos, editadas em 15 países. As suas investigações e interesses incidem sobre história da educação, educação comparada e formação de professores.

Joaquim Azevedo -  Licenciado em História (Universidade do Porto) e doutorado em Ciências da Educação (Universidade de Lisboa).

É professor catedrático da Universidade Católica Portuguesa.

Foi Diretor-Geral do Ministério da Educação, no GETAP (1988-1992), Secretário de Estado dos Ensinos Básico e Secundário, do XII Governo Constitucional (1992-1993), Diretor da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica (2002-2010), Presidente do CR do Porto, da Universidade Católica (2006-2013).

António José Guerner Dias - Professor auxiliar do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território da FCUP, sendo diretor do mesmo desde junho de 2014. Dedica-se a trabalhos decorrentes da relação centrada no triângulo Homem, Geologia e Ambiente, com destaque para o desenvolvimento de medidas de mitigação e adaptação às alterações climáticas. Foi coordenador científico do 1ºMOOC da UP: “As alterações climáticas nos média escolares”, realizado em 2015 e que registou mais de um milhar de inscrições. Orientou, com sucesso, mais de cinquenta teses de mestrado e de doutoramento.

José Matias Alves - Licenciado em Filologia Românica, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Mestre em Ciências da Educação - Administração Escolar pela Universidade do Minho (1992) e Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa (2008).

É Professor Associado Convidado na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Diretor Adjunto da Faculdade de Educação e Psicologia, coordenador do  Serviço de Apoio à Melhoria das Escolas (SAME). Coordenador do Doutoramento em Ciências da Educação e membro integrado do Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano (CEDH-UCP).

Miguel Ángel Zabalza - Doctor en Psicología, Licenciado en Pedagogía (1973) y Diplomado en Criminología por la Universidad Complutense de Madrid (1978).

Ha desempeñado diversos cargos en la Universidad: Decano de la Facultad de Ciencias de la Educación; Director del Instituto de Ciencias de la Educación; Director de Departamento, Miembro del Claustro y de  la Junta de Gobierno de la Universidad, Miembro de la Comisión de Calidad.

Investigador principal de 25 Proyectos de Investigación de ámbito nacional e internacional y autor (o coautor) de más de 100 libros, algunos de ellos traducidos a varios idiomas (italiano, francés, portugués, euskera). Entre ellos, los más conocidos son: Diseño y desarrollo curricular (actualmente en la 9ª edición); La enseñanza universitaria. El escenario y sus protagonistas (2002); Las competencias docentes del profesorado universitario. Calidad y desarrollo profesional (2003).

Idália Sá-Chaves, Doutora em Educação pela Universidade de Aveiro-Portugal, é membro do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) e integrou a equipa de conceção e coordenação do Programa Doutoral em Educação da mesma instituição. Como professora convidada colabora com múltiplas universidades estrangeiras particularmente no Brasil e, nos últimos dez anos, com o « Programa Doctoral e Máster en Educación Intercultural »da Universidade de Huelva-Espanha.

Professora Associada aposentada, os seus temas de investigação incidem nas áreas profissionais da Educação e da Saúde e cruzam, numa perspetiva complexa, as questões do Desenvolvimento Humano, da Formação e da Supervisão.

Da sua bibliografia constam múltiplos artigos científicos e obras sucessivamente reeditadas. Integrou o Conselho Nacional da UNESCO e é membro eleito do Conselho Coordenador do Réseau « Intelligence de la Complexité » do Programme Européen Modelisation de la Complexité et de l’Association pour la Pensée Complexe (MCX-APC), Paris.

A convite da organização, integra a Rede “EuroPortfolio-European Network of e.Portfolio Experts & Practitioners”.

Vítor Duarte Teodoro - Licenciado em Física, pela Universidade de Lisboa; Doutorado em Educação (teoria Curricular e Avaliação). Professor Auxiliar aposentado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Gabriel de Sousa Torcato David -   Professor Associado do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Doutorado em Informática pela Universidade Nova de Lisboa em 1994.
É membro do Conselho Geral da Universidade do Porto desde 2013 e do Conselho Científico da Faculdade de Engenharia desde 2010. É investigador do INESC TEC desde 1985, fazendo parte da sua Administração desde 2015. 

Eduardo Vítor Rodrigues - Professor universitário e político. É Professor Auxiliar no Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, sendo o atual Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, eleito pelo Partido Socialista nas eleições autárquicas de 29 de setembro de 2013.

Doutorado em Sociologia desde 2006, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Trabalha nas áreas da Sociologia da Pobreza, Sociologia Política, Migrações, Estado, Políticas Sociais e Desenvolvimento. É atualmente Professor no Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, responsável pelas disciplinas de Sociologia do Desenvolvimento, Demografia e Migrações, Processos de Exclusão Social (Licenciatura), Sociologia do Ambiente (Mestrado) e Política Social (Doutoramento). Colabora ainda no Doutoramento em Gerontologia e Geriatria (ICBAS) e nos Mestrado em Sociologia e Saúde e no Mestrado em Estudos Africanos, ambos na FLUP.

Carlos Fiolhais - Licenciou-se em Física na Universidade de Coimbra em 1978 e doutorou-se em Física Teórica em Frankfurt/Main, Alemanha, em 1982. É Professor Catedrático no Departamento de Física da Universidade de Coimbra desde 2000. Foi professor nos Estados Unidos e no Brasil.

Os seus interesses científicos centram-se na Física Computacional da Matéria Condensada e na História das Ciências. Foi fundador e diretor do Centro de Física Computacional da Universidade de Coimbra, onde procedeu à instalação do maior computador português para cálculo científico. Tem coordenado vários projetos de investigação e supervisionado vários estudantes de mestrado e doutoramento. Participou em numerosas conferências e colóquios promovendo a ciência e a cultura científica. Criou e dirige o "Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra".

bottom of page